
Norma de conduta da Federação Internacional de Esqui (F.I.S.) para esquiadores e snowboarders.
O esquiador ou snowboarder deve comportar-se de maneira que não ponha em perigo ou prejudique aos demais
- O esquiador ou snowboarder deve esquiar de forma controlada.
Deve adaptar sua velocidade e forma de esquiar ou deslizar-se em snowboard a sua habilidade pessoal e às condições gerais do terreno, neve e tempo bem como a densidade do tráfico nas pistas.
O adelantamiento pode efectuar-se por acima ou abaixo, direita ou esquerda, mas sempre de maneira que se deixe espaço suficiente para prevenir as evoluas voluntário ou involuntarias do esquiador ou snowboarder adiantado.
- Entrar na pista, começar a deslizar e girar para acima.
Todo esquiador e snowboarder que penetra em uma pista, retoma sua marcha após parar ou evolui para acima deve olhar acima e abaixo da pista para se assegurar que pode o fazer sem provocar perigo para ele ou os demais.
Todo esquiador ou snowboarder deve evitar se estacionar sem necessidade nos passos estreitos ou sem visibilidade das pistas. Em caso de queda em um destes lugares, deve se apartar e deixar livre a pista o dantes possível
- Respeito do balizaje e a señalización.
Todo esquiador ou snowboarder deve respeitar o balizaje e a señalización.
Em caso de acidente todo esquiador ou snowboarder tem a responsabilidade de prestar socorro.
Todos os esquiadores ou snowboarders que sejam testemunhas de um acidente, sejam ou não responsáveis pelo mesmo, devem se identificar e trocar nomes e direcção.
Descarregar Regulamento de funcionamento das Estações de Esqui Espanholas integradas em ATUDEM