Localização

Valgrande-Pajares

 

Considerada como uma das estações de referência na Cordillera Cantábrica, o complexo invernal localizado no no termo municipal de Lena/L.lena  conta com uma longa história a suas costas, o que não lhe impede olhar ao futuro com optimismo, melhorando suas instalações, serviço e pista ano após ano, com o fim de agradar a sua fiel freguesia.
Com mais de 60 ano de vida a suas costas (foi inaugurada em 1954), a estação de Valgrande-Pajares está perfeitamente comunicada com os mais importantes núcleo de população de Astúrias e Léon. Em plena cornisa cantábrica, baixo as lomas do mítico porto de Pajares e à sombra do Cueto Negro, o Cellón e As Três Marías, que rondam os 2.000 metro de altitude, a estação lenense é uma das mais antigas de Espanha.

Graças ao labor de Jesús Valgrande, um de seus principais promotores, e de quem tomou seu nome, a estação sempre tem sido uma cantera de bons esquiadores de alpino, além de se converter, tempo atrás, em referência obrigada para os amantes do esqui nórdico. Hoje, de facto, conserva-se um itinerario marcado de fundo com uns seis quilómetros de longitude e dois tipos de dificuldade para os que desejam se iniciar e aqueles mais experientes. Mas os tempos mudam e as tendências também, algo que os responsáveis pela estação têm compreendido à perfección durante os últimos anos, prestando especial atenção a desporto como o snowboard e, mais concretamente, o freestyle, que conta a cada vez com mais adepto entre os visitantes de Valgrande-Pajares.

A pé de pistas, ademais, a estação dispõe de uma ampla faixa de serviços e instalação: serviço médico, escola de esqui e snowboard, aluguer de material, guardería infantil, área recreativas, cafeterías, restaurante, etc.

Conta com um domínio esquiable de 30.9 km pista, aos que dão acesso 4 telesquís, 4 telesillas e 1 fita, com uma capacidade de transporte de uns 8.425 viajante/hora.cuenta com dois percursos de fundo, snow park na zona alta da estação, dois estádios de competição, um percurso específico para esqui de travesía dentro da própria estação e uma zona de trineos, o que permite a prática de diversas modalidades de esqui e lazer para desfrutar da neve em qualquer de sua modalidade ou forma.

Dispõe de 140 praça de alojamento a pé de pista, nas modalidades de albergue, e a mais de 1.000 na área de influência da estação.

A facilidade de acesso da que goza, bem como sua situação, a 40 minuto das cidades como Oviedo ou León, e a 50 minuto de Gijón e Avilés, fazem possível combinar a prática do esqui, com outro tipo de recursos desportivos, culturais, gastronómicos, e de natureza.

 

 

informacion apertura

Pospõe-se a abertura

SEmana Blanca

Semana Branca 18/19

Visita virtual

Visita virtual