Interesse Monumental

Valgrande-Pajares

Igreja de Santa Cristina . Vega do Rei. Concejo de Lena

Este monumento é o mais importante que existe em todo o concejo de Lena e se inscreve dentro do prerrománico, estilo também denominado da Monarquia Asturiana.  

Ainda que há uma pequena controvérsia sobre a data de construção, parece no entanto que há bastante unanimidade na atribuir ao reinado de Ramiro I, décimo rei asturiano (s.ix), sendo coetánea Sta. María do Naranco e San Miguel de Lillo, em Oviedo.

O equilíbrio de suas proporções e a harmonia de seus volumes fazem dela um dos monumentos paradigmáticos deste estilo universalmente asturiano. Consta de uma única nave com quatro departamentos que lhe conferem forma de cruz.

Declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Uma visão deste monumento e dos demais monumentos do Perrománico Asturiano oferece-no-la o Aula Didáctica do Perrománico Asturiano, situada na antiga estação da Cobertoria (Lena)

HORÁRIO DE VISITAS : De terça-feira a domingo, de 10.30 a 13 hora e de 16.15 a 19.30. Segunda-feira fechada
PREÇO DA ENTRADA:Gratuito
Visitas guiadas prévia solicitação. Adaptado para discapacitados físicos

Casa Consistorial - A Pola

O arquictecto desta construção é Francisco Pérez do Polegar, influenciado pelo pavilhão de Astúrias da Exposição Ibero - Americano de Sevilla (1929).

A Casa Consistorial foi inaugurada em um acto celebrado no dia 15 de Outubro de 1915.

Monumento da Vital Aza - A Pola

Este monolito inaugurado o 3 de Julio de 1951, situado em frente à casa natal do homenejeado, nos jardins que circundam a Casa Consistorial. O busto é obra de Victor Hevia (1885 -1957).

Igreja de San Martín - A Pola

Estilo puro, dirigido à limpeza de suas linhas delimitadoras e influenciado pelo neo-románico. Em seu interior acham-se diversas obras de imaginería e retablística. O retablo da Capilla Maior de estilo neo-barroco.

Casa de Benavides - A Pola

Situado em frente à Casa Consistorial, recebe diferentes denominações entre elas palácio do marqués de Santa María de Carrizo ou a casa dos marqueses de Regueral.
A edificación original foi por completo destruída em tempos da invasão francesa e sobre suas ruínas levantou-se a actual, " uma casona quadrada, de três plantas, falsa pedra e balconaje de princípios de s.xx O mais destacado na casa está no Jardim.
As árvores tem uma reduzida representação ornamentales, de maneira que podemos observar duas fonte fundidas em ferro, de singelo mas elegante desenho.

Hálito de Lena - A Pola

Inaugurada em maio de 1998, serve de espaço de transição entre a praça de Alfonso X o Sabio e a praça de Mercado, onde se localizou uma zona de jogos infantis. A monumental construção está desenvolvida com ferro laminado e tem um peso global de 4.500 quilo.

Palácio de Revillagigedo. Campumanes

O inmueble está dotado em seu frente principal de uma acusada nobreza. O balcón nobre está inteiramente rodeado por sillares almohadillados. No lado exterior da torre, tenha-se a ponte medieval.

Igreja de San Martino. Villallana. Concejo de Lena.

No século XII ter-se-ia levado a cabo a construção románica, quiçá sobre restos anteriores de época perrománica.
No século XVII produziu-se uma renovação, bem como no final do século XIX, acrescentando-se uma espadaña em 1911.
O mais destacado deste templo acha-se em seu exterior e deve-se à escultura pétrea de tempos medievales.

informacion apertura

Pospõe-se a abertura

SEmana Blanca

Semana Branca 18/19

Visita virtual

Visita virtual