Gastronomia

Valgrande-Pajares

O cordeiro à estaca é o principal expoente da cozinha lenense. Também se prepara asado ao forno, o mesmo que o cabrito. Também têm uma fama merecida os coelhos, o jabalí ou o corzo, os callos, os arbeyos de Chanos de Somerón preparados com presunto, potes de berza e menestras. Aos postres nada melhor que a arroz com leite, os borrachines, os suspiros de Pajares e os flanes com nata.

 

Festas Gastronómicas
 

A Pola:

Jornada da Sidra, no final do mês de setembro. Feira de Apicultura "Apilena", celebra-se em outubro.

Prau Llaguezos

Festa do Cordeiro, no primeiro domingo de julho.

A 1400 metro de altitude, no conhecido como "Prau Llagüezos", limite dos concejos de Lena e Quirós, se celebra no primeiro domingo de julho uma festa de hermanamiento entre os dois concejos vizinhos . Prepara-se o asado dos cordeiros (mais de 120) à estaca tradicional desta zona, que depois se podem degustar acompanhados de sidra e outros produtos da gastronomia asturiana. Toda a jornada se acompanha de grupos folklóricos, gaita e tambor e a carreira de fitas a cavalo.
A história da festa remonta-se à década dos anos 40, quando Antón o dos Pontones, introduziu a maneira argentina de asar à estaca aos cordeiros e dos aspergir com chumichurri uma vez estão em seu ponto. Festa declarada de Interesse Turístico Internacional.

San Tirso de Carraluz:

Festa dos nabos. 25 e 26 de janeiro.

Jornadas gastronómicas da morcilla verde.

Celebra-se em novembro.

informacion apertura

Pospõe-se a abertura

SEmana Blanca

Semana Branca 18/19

Visita virtual

Visita virtual