Concejo de Lena

Valgrande-Pajares

O concejo de Lena, que se localiza na zona centro-meridional de Astúrias é entre todos os municípios asturianos o melhor comunicado com a Meseta, pois por ele passam a estrada N-630 e a via de RENFE, que se dirigem para O Porto Payares ,e a autopista A-66, que enlaça com o vale do Huerna, ademais a autovía Gijón-Campumanes que possibilita acercar às praias asturianas em pouco mais em media hora.

Seu relevo é acidentado. A maior elevação é Peña Ubiña, de 2417 metro, enclavada no Paísaje Protegido de Peña Ubiña, território que compartilha com Quirós. Lhe sigen as cimeiras do Ceyón(2035), A Tesa(1905) e A Boya(1731). O rio mais importante que cruza esta demarcación é o Lena, que se inicia em Campumanes com à fusão do Payares e o Güerna. Em torno do vale que conforma o cauce fluvial referidose estende a área urbana e industrial do concejo.

O sector económico predominante é o terciário, que se concentra na Pola  e Campumanes. Outra boa parte dos habitantes dedica-se à construção e à industría, e outros à minería. A ganadería que tradicionalmente caracterizou ao município, tem descido de maneira notoria, ainda que ainda é digna de considerar.

Cabe reseñar a ascensão do sector turístico, já que a paisagem está bem conservada e há um interessante património arquitectónico, além de grandes possibilidades para os desportos de montanha. Entre as massas arbóreas sobresalen os hayedos, os castañales e alguns acebales.

Quanto à fauna, é significativa a presença de corzos, rebecos e jabalíes, bem como de outras espécies, muito estendidas dantes em Astúrias, como o urogallo, o lobo e a águia real, que agora se encontram em perigo de extinção.

informacion apertura

Pospõe-se a abertura

SEmana Blanca

Semana Branca 18/19

Visita virtual

Visita virtual